Home > rap 

Black Company

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Black Company é um grupo de rap português, formado na década de 1980, que se tornou conhecido pelo tema “Nadar”, considerado o primeiro sucesso do hip-hop nacional. O grupo é composto pelos rappers Bantú (também conhecido como Gutto), Bambino e Makkas, e contou anteriormente com os DJs KJB e Soon.

O grupo surgiu em 1988, na margem sul de Lisboa, com o nome de Machine Gun Poetry, e incluía vários músicos, como General D e Ivan Cristiano. O projeto durou três anos, até que Guto, Bambino e Tucha reformularam a formação e mudaram o nome para Black Company, em 1993. Nesse ano, deram o seu primeiro concerto, filmado para o programa “Outras Margens”, da RTP.

Em 1994, participaram na coletânea Rapública, juntamente com outros nomes do rap português, como Boss AC e LNM. Foi nessa coletânea que lançaram o tema “Nadar”, que se tornou um fenómeno de popularidade no verão desse ano, graças ao apoio das rádios e das televisões. A expressão “Não sabe nadar” entrou no vocabulário dos portugueses, e o grupo ganhou fama e prestígio.

No ano seguinte, editaram o single “Nadar”, com quatro remixes, e outro single, intitulado “Abreu”. Em 1996, lançaram o seu primeiro álbum de originais, “Geração Rasca”, que incluía temas como “No Dia D Na Hora H” e “É Só Malucos”. O álbum teve uma boa receção por parte da crítica e do público, e valeu ao grupo uma nomeação para os Globos de Ouro.

Em 1998, saiu o segundo álbum do grupo, “Filhos da Rua”, que contou com a participação de Adelaide Ferreira na faixa “É Só Malucos”. O álbum mostrou uma evolução musical do grupo, que explorou sonoridades mais variadas e letras mais maduras. O álbum teve também uma boa aceitação, e o grupo continuou a dar concertos pelo país.

Em 2000, o grupo fez uma pausa na sua carreira, e os seus membros dedicaram-se a projetos a solo ou em colaboração com outros artistas. Bantú lançou dois álbuns como Gutto, “Só Quero Dançar” (2002) e “Mais Carne” (2005), e colaborou com artistas como Anselmo Ralph, Rita Guerra e Paulo Gonzo. Bambino lançou um álbum como Maddnigga, “Maddnigga” (2002), e colaborou com artistas como Sam The Kid, Valete e Da Weasel. Makkas lançou um álbum como Max The Criminal, “Max The Criminal” (2003), e colaborou com artistas como Boss AC, Mind Da Gap e Dealema.

Em 2008, o grupo voltou a reunir-se para celebrar os 20 anos de carreira, e lançou um novo álbum, “Black Company - 20 Anos Depois”. O álbum incluía temas novos e antigos do grupo, bem como participações especiais de artistas como Virgul (dos Da Weasel), Gutto ou Sam The Kid. O grupo fez também alguns concertos para promover o álbum.

Desde então, o grupo tem mantido uma atividade esporádica no panorama musical português, dando alguns concertos em festivais ou eventos especiais. Em 2018, participaram no Festival Iminente, em Lisboa. Em 2019, foram homenageados na Gala dos Globos de Ouro da SIC.

Black Company é um dos grupos pioneiros do rap português, que marcou uma geração com os seus temas irreverentes e contagiantes. O grupo é considerado uma referência para muitos artistas do género que surgiram depois.