Home > pop 

Simone de Oliveira

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Simone de Macedo e Oliveira, mais conhecida por Simone de Oliveira, é uma cantora, apresentadora e atriz portuguesa nascida em Lisboa, Portugal, em 11 de fevereiro de 1938. A sua mãe era portuguesa e tinha raízes africanas em São Tomé e Príncipe (então um território português) e seu pai era belga. Simone começou a cantar no ensino médio e iniciou sua carreira no final dos anos 1950. Simone é uma sobrevivente de cancro de mama e teve a doença duas vezes.

Simone representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1965 com “Sol de Inverno” e tornou-se bastante famosa em 1969 com a canção “Desfolhada Portuguesa”, com letra de José Carlos Ary dos Santos e música de Nuno Nazareth Fernandes. Esta música tornou-se um grande sucesso em Portugal, tendo letras inovadoras durante o tempo da ditadura de António de Oliveira Salazar. Representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1969 em Madrid. Apesar da sua popularidade em Portugal, não foi bem-sucedida na Eurovisão, recebendo apenas 4 votos.

Onze anos depois, foi novamente selecionada pela RTP para representar Portugal na nona edição do Festival OTI (o equivalente latino-americano do Festival Eurovisão da Canção). Simone apresentou a música “A tua espera” que ficou em 14º lugar com 9 pontos. Esteve presente em várias peças, mais de 10 filmes e 23 Telenovelas.

Simone de Oliveira também é conhecida pela sua vida pessoal, é filha de Guy de Macedo e Oliveira, que morreu em Lisboa em 1970, e Maria do Carmo Tavares Lopes da Silva, nascida em Lisboa e falecida em Lisboa em 1968. Cresceu em Lisboa com a sua irmã Olga Maria de Macedo de Oliveira. Seu pai era diretor de uma fábrica de moagem em Olivais e sua mãe era funcionária dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT). Frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre. Casou-se aos 19 anos e foi vítima de violência doméstica, sofrendo agressões do marido, com quem viveu por apenas três meses.

Simone ganhou vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo:
- 1º lugar no III Festival da Canção Portuguesa (1961),
- Prêmio da Imprensa (1963; 1964),
- 1º lugar no II Grande Prêmio TV da Canção Portuguesa (1965),
- Rainha da Rádio (1965),
- 1º lugar no VI Grande Prêmio TV da Canção Portuguesa (1969),
- Prêmio de Interpretação no X Grande Prêmio TV da Canção Portuguesa (1973),
- 3º lugar e Prêmio de Interpretação no I Festival da Nova Canção de Lisboa (1979),
- Prêmio de Interpretação no IX Festival OTI da Canção, em Buenos Aires, Argentina (1980),
- Globo de Ouro por Mérito e Excelência (2011),
- Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro de Lisboa (2008);
- Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro Vila Nova de Gaia (2021).