Home > pop 

Pedro Abrunhosa

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Pedro Abrunhosa é um cantor, compositor e músico português de pop rock. O seu nome completo é Pedro Machado Abrunhosa e nasceu no Porto em 20 de dezembro de 1960. Iniciou os seus estudos musicais clássicos no Conservatório de Música do Porto, onde se formou em Composição e História da Música. Integrou o Grupo de Música Contemporânea de Madrid e trabalhou com os compositores Álvaro Salazar e Jorge Peixinho.

Dedicou-se também ao jazz, tocando contrabaixo e colaborando com nomes como Joe Hunt, Wallace Rooney, Bill Frisell e Joe Lovano. Fundou a Escola de Jazz do Porto e a Cool Jazz Orchestra, que dirigiu e para a qual escreveu arranjos. Em 1994, lançou o seu primeiro álbum a solo, Viagens, com a participação especial do saxofonista Maceo Parker. O disco foi um enorme sucesso, atingindo a tripla platina e revelando Pedro Abrunhosa como um dos mais populares artistas portugueses.

Desde então, Pedro Abrunhosa tem lançado vários discos de sucesso, como Tempo (1996), Silêncio (1999), Momento (2002), Luz (2007), Longe (2010), Contramão (2013) e Espiritual (2019).

Pedro Abrunhosa tem contado com a colaboração de vários artistas nacionais e internacionais, como Carlos do Carmo, Rui Veloso, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Lenine, Zélia Duncan, Ana Moura e Carolina Deslandes. Além de cantar as suas próprias canções, Pedro Abrunhosa também compõe para outros artistas, como Mariza, Mafalda Veiga, Clã e GNR.

Pedro Abrunhosa também se aventurou no cinema, tendo sido protagonista do filme A Carta (1999), de Manoel de Oliveira, ao lado de Chiara Mastroianni. Participou ainda em vários musicais, como Rapaz de Papel (1998) e Amália (2000), ambos de Filipe La Féria. Em 2020, tornou-se jurado do programa The Voice Portugal, juntando-se a Marisa Liz, Aurea e Diogo Piçarra.