Home > pop 

Jorge Palma

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Jorge Manuel de Abreu Palma nasceu em Lisboa, a 4 de Junho de 1950. Jorge Palma é um músico, cantor e compositor português cujo estilo musical é principalmente pop rock. Aos seis anos, ao mesmo tempo que aprendia a ler e a escrever, iniciou os seus estudos de piano na Academia Musical dos Amigos das Crianças . Com apenas oito anos, realizou a sua primeira audição no Conservatório Nacional.

Durante a adolescência, começou a interessar-se pelo rock’n’roll e pela música popular americana e inglesa. E foi por esta altura que descobriu a guitarra. Bob Dylan, Led Zeppelin e Lou Reed tornam-se as suas maiores influências.

Em 1967, no Algarve, Jorge Palma integra o grupo Black Boys como teclista. Esta primeira experiência profissional durou cerca de seis meses. De 1969 a 1971, enquanto estudava Engenharia na Faculdade de Ciências de Lisboa, passou a integrar o grupo pop-rock Sindicato como teclista e cantor.

A estreia a solo de Jorge Palma aconteceu com o single The Nine Billion Names of God (1972). O seu primeiro single em português foi editado em 1973, intitulado “A Última Canção”. Algumas das suas músicas mais famosas incluem “A Gente Vai Continuar”, “Encosta-te a Mim”, “Vida”, “Dá-me Lume”, “Frágil” e “Estrela do Mar”.

Jorge Palma já ganhou vários prêmios musicais em Portugal. Venceu o prêmio José Afonso em 2002 e foi o vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete individual em 2008 e 2012. Seu álbum “Com Todo o Respeito” foi também galardoado pela Sociedade Portuguesa de Autores com o prêmio Pedro Osório. Mais recentemente, recebeu o Prêmio Língua Mãe, uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e da CMTV.
Albums