Toy

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Toy, cujo nome verdadeiro é António Manuel Neves Ferrão, é um cantor popular português, nascido em 10 de fevereiro de 1963, em Setúbal. A sua carreira artística começou aos 5 anos, numa festa de uma coletividade de Setúbal.

Aos 10 anos, entrou para um grupo de teatro local onde esteve durante 10 anos. Após a concluir os estudos, emigrou para a Alemanha, onde viveu durante 8 anos, entre os 17 e os 25 anos. Aí trabalhou como torneiro-mecânico, mas também como produtor de diversos artistas e tocou com um conjunto de guitarras de Portugal e foi vocalista de um grupo de jazz.

Em 1985, lançou o single “Dias de Paz” em Portugal. A sua grande oportunidade aconteceu quando escreveu as músicas “Portugal Sonhado”, “Tanto Mel Tanto Amor” e “Lembro-te” para o álbum “Sedução” de Marco Paulo, lançado em 1986.

Regressou a Portugal em 1988 e adotou o nome artístico de Toy e lançou o single “Mulher Latina”. Em Abril de 1989, lançou o single “Mãe (três letras de saudade)”.

Em 1990, ficou em 3º lugar no Festival RTP da Canção com o tema “Mais e Mais” onde obteve o prémio para a melhor interpretação, tendo assinado depois, um contrato de 5 anos com a editora Valentim de Carvalho.

Durante o período que esteve ligado à Valentim de Carvalho, desenvolveu outros trabalhos destinados a programas televisivos como o Buereré e 1-2-3. Em 1997, mudou de editora passando para a Espacial.

Toy é conhecido por várias canções populares e pela sua forma irreverente de se apresentar em público, misturada com o seu elevado nível de humildade e sensibilidade. Aqui estão algumas das mais famosas:
- “Quem É Que Nunca Amou” (1993),
- “Dança (Que A Noite Não Cansa)” (1995),
- “Champanhe E Amor” (1995),
- “Chama O António” (1996),
- “És Muito Louca” (1996).