Tony Carreira

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Tony Carreira, nome artístico de Antônio Manuel Mateus Antunes, é um cantor português que faz grande sucesso em Portugal e também junto às comunidades portuguesas na França. Nasceu em Armadouro, Pampilhosa da Serra, Portugal, no dia 30 de dezembro de 1963.

Depois de emigrar para a França, deu início à sua carreira, cantando na comunidade portuguesa de Paris com a banda “Irmãos 5”. Em 1988, adotou o nome artístico “Tony Carreira”, escolhido por seu produtor musical, o francês Patrick Oliver. Nesse mesmo ano, participou do Festival da Canção de Figueira da Foz com a música “Uma Noite ao Teu Lado”.

Em 1990, Tony Carreira assinou contrato com a Discossete. Em 1991 lançou o primeiro disco, “É Verão Portugal”, onde dedicou a música “Meu Herói Pequeno” ao seu primeiro filho, e foi um grande sucesso nas rádios. Em 1992 lançou o segundo disco “Canta, Canta Portugal”.

Em 1993, Tony assinou com a gravadora Espacial que lançou o disco “O Português de Alma e Coração”, que fez grande sucesso com a música “A minha Guitarra”, recebendo o Disco de Ouro. Em 1995, com a canção “Ai destino”, foi considerado um cantor com estilo romântico.

Em 1997, Tony gravou o álbum “Coração Perdido”, que continha a canção “Sonhos de Menino", gravada em sua cidade natal. Em 1999 gravou o álbum “Dois Corações Sozinhos”, cuja canção principal era “Depois de Ti Mais Nada”.

O álbum “Tony Carreira ao vivo no Olympia” (2000), ganhou o terceiro disco de platina. Sucesso também foi o disco gravado em 2003, “15 Anos de Canções - ao Vivo no Pavilhão Atlântico”, lançado em CD e DVD, onde alcançou mais um disco de platina.

Em 2008, para assinalar 20 anos de carreira, lançou o livro “A Vida Que Eu Escolhi”, uma biografia autorizada. Entre outros lançamentos do cantor, destacam-se: “O Mesmo de Sempre” (2010), “Sempre” (2014), (quando a música “Não Te Vou Mentir” aparece na trilha sonora da novela “Jardins Proibidos”) e “Mon Fado” (2016). Nesse mesmo ano, é condecorado pelo governo francês com a medalha de "Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras".

Tony Carreira foi casado com Fernanda Antunes entre 1985 e 2019 e juntos tiveram três filhos: Mickael (1986), David (1991) e Sara (1999). No dia 5 de dezembro de 2020, a cantora Sara faleceu em decorrência de um acidente de carro em Santarém, com apenas 21 anos de idade.