José Alberto Reis

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
José Alberto Reis é um dos mais populares cantores da música romântica em Portugal. Nasceu em Guimarães, em 27 de dezembro de 1961, e começou a sua carreira aos 18 anos, com o seu primeiro disco “Sonhando”, lançado pela EMI. Desde então, já lançou mais de 20 álbuns e vários singles, que fizeram sucesso nas rádios e nas plataformas digitais. Colaborou com artistas como Carlos Paião, Vinícius, Ana Moura e Mariza.

José Alberto Reis começou a cantar aos 15 anos, no coral da sua escola, onde aprendeu a tocar violão e piano. Em 1983, fez o seu primeiro espetáculo em Marco de Canaveses, onde interpretou “Nesta Tarde Sem Fim”, com base num poema de Fernando Pessoa. Em 1985, assinou contrato com a EMI - Valentim de Carvalho.

Em 1987, lançou os singles “Amo-te” e “Setembro”. Em 1988, lançou o seu primeiro álbum “Sonhando”. O disco continha canções como “Abraça-me Assim”, que se tornou um disco de prata. Em 1989, participou no Festival RTP da Canção com “Palavras Cruzadas”, inédito de Carlos Paião, que ficou em quarto lugar. Em 1990, lançou o seu segundo álbum “Encanto”. O disco continha canções como “Eterna Melodia”, uma versão de Bertin Osborne.

Em 1992, mudou-se para a editora Vidisco. Com o álbum “Alma Rebelde” (1994), conseguiu o seu segundo disco de prata e dois anos mais tarde o disco de ouro. Lançou o álbum “De Alma E Coração” (1995), que continha canções como “Sol Maior”, uma homenagem ao músico Carlos Paião. Em 1996, lançou o álbum “Segredos”, que continha canções como “Vesti-te de Rosa”, um dueto com Ana Moura.

Em 1997, comemorou os dez anos de carreira com a edição da coletânea “O Melhor” (de José Alberto Reis) com os seus melhores êxitos. Em 1999, lançou o álbum “Confia Em Mim”, pela editora Espacial. Em 2001, lançou um novo disco, “Mágoa”, com treze temas, metade dos quais da sua autoria, onde convidou o cantor brasileiro Vinícius para um dueto em "Dois Amigos".

Em 2004 lançou o disco "Amor intemporal". Em 2006, comemorou 20 anos de carreira com a gravação ao vivo de um CD duplo e de um DVD com os seus principais êxitos. Apresentando o disco no Coliseu do Porto e no Coliseu dos Recreios. Em Maio de 2003, cantou ‘Vieste ao Mundo para ser Feliz’, com acompanhamento por coro infantil que contava com a participação especial da filha Helena.

Desde então, José Alberto Reis continua a lançar discos, alguns dos seus últimos trabalhos são:

- Destino (2023),
- Recomeço(2021),
- 30 (2018),
- Sonhando (2015),
- Eterno melodia (2015).