Home > lofi 

LoFi jazz

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
O lofi apareceu na internet em 2013, com a criação do Chillhop Music, canal no YouTube dedicado à essa temática. Por se tratar de um conteúdo autorial, a plataforma de vídeo tornou-se o maior nicho para ouvintes desse estilo — mas aparece também em outros serviços de streaming como o Spotify.

O lofi tem beats mais lentos, presença de instrumentos como baixo, piano, violão e até guitarra. O ritmo tem as seguintes características, ruído de “baixa qualidade”, de vinil, chuva, mar, papel amassando, vento, rádio sintonizando, inspiração no hip-hop com construção dos Beats (desacelerados), presença dos samples, podendo ser de Jazz, Bossa Nova e música instrumental. Existem técnicas de produção, como Scratching (a técnica de arranhar o vinil), Punch (quando reduzem o volume de um instrumento e depois voltam a aumentar o volume para causar um “impacto”) e Looping (repetição).

As músicas carregam um ar melancólico, relaxante e até nostálgico. As playlists têm diversas horas (há muitas rádios ao vivo) a tocarem como música de fundo, não precisam criar uma lista e selecionar quais as músicas que querem escutar é só clicar.

Outra ferramenta importante é a interação com outras pessoas. Os canais de lofi no YouTube costumam oferecer chat durante as lives, onde os subscritores, além de apreciarem o som, interagem entre si e criam uma comunidade, tentando de alguma forma lidar com o isolamento.

A música lofi jazz é uma mistura relaxante de jazz, música eletrônica e hip-hop.
Albums