Home > kizomba 

Neuza

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Neuza é uma cantora cabo-verdiana, que se destaca no cenário da música tradicional de Cabo Verde, especialmente no género morna. Nasceu em 1982, na ilha de Santiago, em Cabo Verde, e começou a cantar desde criança, influenciada pela sua mãe e pela sua avó, que também eram cantoras.

Neuza começou a sua carreira profissional em 2007, quando participou no álbum “Cabo Verde Show”, com a música “Trabessado”. Em 2008, integrou o projeto “Lantuna”, que reuniu vários artistas cabo-verdianos para homenagear a cultura e a música de Cabo Verde. Em 2009, lançou o seu primeiro álbum a solo, intitulado “Flor di Bila”, que contou com sucessos como “Tortura”, “Djar Fogo” e “Trabessado”. O álbum recebeu o prémio CaboMusic-Award em 2010 para o melhor álbum de morna.

Em 2013, Neuza lançou o seu segundo álbum solo, intitulado “Talatona”. O álbum contou com sucessos como “Bo é nha Vida”, “Nha Sonho” e “Indimigo”. O álbum também recebeu o prémio CaboMusic-Award em 2014 para o melhor álbum de morna. Em 2015, Neuza participou no álbum “Cabo Verde Show - 40 Anos”, com a música “Nha Coração”. Em 2016, lançou o seu terceiro álbum a solo, intitulado “Neuza canta Cesária Évora”, que foi uma homenagem à diva da morna. O álbum contou com sucessos como “Sodade”, “Miss Perfumado” e “Mar Azul”.

Neuza é uma das mais talentosas e respeitadas cantoras da nova geração da música cabo-verdiana. Interpreta com emoção e autenticidade as mornas e as coladeiras, os géneros mais tradicionais de Cabo Verde. Mistura também outros ritmos, como funaná, batuku e tabanka. Apresentou-se em vários países, como Portugal, França, Holanda, Angola e Brasil.