Home > kizomba 

Ary

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Ary, cujo nome completo é Ariovalda Eulália Gabriel, é uma cantora angolana nascida em Luanda em 1983. Ficou famosa pelo seu estilo camaleónico e performance única no palco; é um dos nomes mais respeitados no mundo da música angolana. Ary opta por gêneros musicais como kizomba, semba e soul music. É considerada uma das três vozes femininas mais admiradas de Angola (a par de Yola Araújo e Yola Semedo). É a segunda cantora mais premiada do país, estando apenas atrás de Yola Semedo.

Ary começou a sua carreira musical aos 17 anos, quando participou num concurso de talentos chamado “Estrelas ao Palco” em 2000. O público e os jurados ficaram impressionados com a sua voz poderosa e carismática. Ganhou o primeiro lugar na categoria de música moderna. A partir daí, foi convidada a integrar o grupo feminino As Gingas do Maculusso, onde permaneceu até 2007. Com este grupo, gravou dois álbuns: “Carapinha” (2001) e “Kapuete Kamundanda” (2005).

Em 2007, Ary lançou o seu primeiro álbum a solo, “Sem Substituição”, que foi um sucesso de vendas e crítica. O álbum incluiu os hits “Pelo Menos 50”, “Você me Escangalha” e “Betinho”, que lhe valeram vários prémios, como o Top Rádio Luanda, Angola Music Awards e Moda Luanda. Em 2010, lançou o seu segundo álbum, “Crescida Mas ao Meu Jeito”, que consolidou o seu estatuto de diva do kizomba. O álbum contou com as participações de Heavy C, Big Nelo e C4 Pedro, e incluiu os sucessos “Teu Grande Amor”, “Tá Amarrado” e "Mambo Italiano".

Em 2013, Ary lançou o seu terceiro álbum, “Dez Estrelas”, que foi considerado o seu trabalho mais maduro e diversificado até então. O álbum explorou vários estilos musicais, como afrobeat, zouk, pop e r&b, e contou com as colaborações de Anselmo Ralph, Titica, Daniel Nascimento e Paulo Flores. O álbum incluiu os êxitos “Paga Que Paga”, “Você me Escangalha 2”, “Meu Marido” e "Dá Só".

Em 2017, Ary lançou o seu quarto álbum, “De Coração”, que foi dedicado ao seu pai já falecido. O álbum foi produzido pela Sony Music e teve a participação de Badoxa, Rui Orlando e Nelson Freitas. O álbum incluiu as músicas “Ciúme”, “Homenagem II” (com C4 Pedro) e "Bolingo Ya Motema".

Ary é uma das cantoras mais populares e influentes de Angola, tendo actuado em vários países da África, Europa e América. Ela é também uma activista social, apoiando causas como a luta contra a violência doméstica, a educação das crianças e a preservação da cultura angolana.