Home > jazz 

Cristina Branco

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Cristina Branco nasceu em Almeirim, Portugal, a 28 de dezembro de 1972. Cantora portuguesa conhecida pela interpretação de fados do reportório de Amália Rodrigues e pela sua conexão forte com a poesia. A música tradicional Portuguesa e o fado são as suas principais raízes estéticas.

Cristina iniciou o seu percurso na Holanda, onde gravou “Cristina Branco in Holland (Live)” (1997), este álbum teve um grande êxito neste país. Nos anos seguintes, atuou por toda a Europa e editou discos como “Murmúrios” (1998) e “Post-Scriptum” (2000), que levaram Cristina a ser galardoada com dois Prix Choc, prémios da revista francesa Le Monde de La Musique.

Cristina Branco começou a ser conhecida em Portugal, com discos como “Sensus” (2003) e “Ulisses” (2005). Seguiram-se “Abril” (2007), um álbum com versões de músicas de José Afonso, “Kronos” (2009) e “Não há só Tangos em Paris” (2011), o seu décimo álbum de estúdio, que conta com a colaboração com autores e compositores como Mário Laginha, Carlos Tê e Pedro da Silva Martins.

Estilo musical de Cristina Branco é a música tradicional portuguesa e o fado. No entanto, a influência do jazz, da literatura e dos músicos com quem partilha o palco, imprimem à sua música um cariz universal e um encanto sublime. Dentro de uma área de fortes raízes conservadoras e tradicionalistas como é o caso do fado, Cristina Branco apresenta sempre uma alternativa alicerçada em poetas eternos-clássicos, compositores requintados e músicos de excelência que transpõem uma aura única ao vivo.

Considerado o Melhor Disco do Ano pela SPA, “Menina” (2016), é o primeiro capítulo de uma trilogia onde se incluem “Branco” (2018) e “Eva” (2020), discos em que Cristina Branco tem colaborações com vários estilos, culturas e geografias e que resultam em novas interpretações da expressão musical tradicional do fado.

Em 2022, ano em que celebra 25 anos de carreira, Cristina Branco lançou “Amoras numa Tarde de Outono”, novo álbum em colaboração com o pianista João Paulo Esteves da Silva.
Albums