Home > hip-hop 

Líderes da Nova Mensagem

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Líderes da Nova Mensagem (LNM) foram uma banda de hip-hop portuguesa de Almada, formada no final dos anos 80 e início dos anos 90. Eram compostos por MC Nilton, Pio MC, Beat Box King, Hugo Costa (Cyber G.), Pedro Manaças e DJ Jaws T . Foram uma das primeiras bandas de hip-hop em Portugal e participaram ativamente na génese do movimento rap/hip-hop no país.

MC Nilton é considerado um dos primeiros MCs, se não o primeiro MC, em Portugal, como Valete descreve na sua canção de homenagem “O 1º MC Português” . Começou a rimar em 1986, inspirado por artistas americanos como Run DMC e LL Cool J. Conheceu Pio MC, que também rimava em inglês, e decidiram formar um duo. Mais tarde, juntaram-se a Beat Box King, Hugo Costa (Cyber G.), Pedro Manaças e DJ Jaws T, que trouxeram as suas habilidades e influências musicais para o grupo.

O nome da banda, Líderes da Nova Mensagem, reflete a sua intenção de trazer uma nova perspetiva e uma crítica social para o cenário musical português, influenciados pela sua realidade nos subúrbios de Lisboa. Eles rimavam sobre temas como racismo, pobreza, violência, educação, cultura e identidade.

O som da banda não passou despercebido à Sony Music, que em 1994 lançou a compilação Rapública . Esta foi a primeira amostra oficial do hip-hop português e contou com canções de grupos como Zona Dread, Boss AC, New Tribe, Family, Black Company e Líderes da Nova Mensagem. A banda contribuiu com duas canções: “O Rap É uma Potência” e “Sê Tu Mesmo”. A primeira estava prevista para ser o single de apresentação da Rapública, mas foi substituída por “Nadar” dos Black Company, que se tornou um sucesso.

O sucesso da compilação valeu ao género hip-hop um lugar definitivo na música portuguesa e abriu caminho para que artistas como Boss AC, Black Company ou Da Weasel lançassem os seus próprios álbuns. Da mesma forma, os Líderes da Nova Mensagem foram convidados a gravar um álbum original depois de tocarem no palco Blitz do Festival Vilar de Mouros em 1996 , ao lado de bandas como Da Weasel ou Ramp.

O álbum Kom-tratake foi lançado em 1997 pela Vidisco e foi produzido pelo DJ NM (Antena 3). Contou com a participação de músicos como Nanã Sousa Dias, rappers D. Mars, Double V. e Melo D., além de samples de guitarra portuguesa ou vozes do poeta e deputado Manuel Alegre e João Villaret. Os desenhos do CD single “Kom-tratake” e do booklet do álbum foram feitos por Pedro Manaças, o baixista dos Líderes da Nova Mensagem, que é também ilustrador em jornais desportivos.

Líderes da Nova Mensagem foram uma banda pioneira que marcou a história do hip-hop português com a sua originalidade e autenticidade. Ainda são lembrados e respeitados pelos fãs e colegas artistas como um dos grupos mais influentes do género.