Home > hip-hop 

Da Weasel

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Da Weasel é uma banda de hip-hop portuguesa, formada em 1993 em Almada, por Pacman (Carlos Nobre), Armando Teixeira, Jay Jay Neige (João Nobre) e Yen Sung. A banda é considerada uma das mais importantes e influentes do género em Portugal, tendo misturado sonoridades do rock, hardcore, funk e soul com as rimas e batidas do rap.

A banda começou por cantar em inglês, influenciada por grupos como Public Enemy ou Disposable Heroes of Hiphoprisy. Em 1994, lançou o seu primeiro EP, More Than 30 Motherf***s, que incluía temas como “Monkey King” ou “God Bless Johnny”. Em 1995, lançou o seu primeiro álbum, Dou-lhe com a Alma, que marcou a transição para o português como língua dominante. O álbum contou com a entrada de Pedro Quaresma na guitarra e Guilherme Silva na bateria, e teve temas como “Dinero”, “Baza Baza” ou “Carta ao Pai Natal”.

Em 1996, Yen Sung saiu da banda e entrou Virgul como segundo vocalista. A banda ganhou mais popularidade com o tema “Dúia”, que foi apresentado num concerto acústico na Antena 3. Em 1997, lançou o seu segundo álbum, 3º Capítulo, que teve uma sonoridade mais sombria e direta. O álbum incluiu temas como “Todagente” ou “Pregos”, e teve a participação de Sam, Sunrise, Fernanda Freitas, João Gomes, Laurent Filipe e Sinde Filipe.

Em 1998, Armando Teixeira saiu da banda e seguiu uma carreira a solo. A banda participou na coletânea Tejo Beat, produzida por Mário Caldato Jr., com o tema “Produto Habitual”, e no álbum de tributo aos Xutos & Pontapés, XX Anos XX Bandas, com o tema “Esquadrão da Morte”. Em 1999, lançou o seu terceiro álbum, Iniciação a uma Vida Banal - O Manual, que contou com a produção do brasileiro Bid. O álbum teve temas como “Outro Nível” ou “Para a Nóia”.

Em 2001, lançou o seu quarto álbum, Podes Fugir Mas Não Te Podes Esconder, que atingiu a marca de ouro. O álbum teve temas como “Tás na Boa” ou “Sigue Sigue!”, este último com a participação dos cubanos Orishas. Nesse ano, entrou DJ Glue para a banda. Em 2004, lançou o seu quinto álbum, Re-Definições, que foi um enorme sucesso comercial e de crítica. O álbum teve temas como “Re-Tratamento”, “Força (Uma Página de História)” ou “Casa (Vem Fazer de Conta)”, e contou com as participações de Manel Cruz, João Gomes e Anabela Mota Ribeiro.

Em 2007, lançou o seu sexto e último álbum de originais, Amor Escárnio e Maldizer, que foi mais um sucesso de vendas e crítica. O álbum teve temas como “Dialectos da Ternura”, “Mundos Mudos” ou “Toque-Toque”, e contou com as participações de Gabriel O Pensador, Sam The Kid ou Gato Fedorento. Em 2009, lançou um CD/DVD ao vivo gravado no Pavilhão Atlântico.

Em 2010, a banda anunciou o seu fim após uma longa carreira de sucesso e reconhecimento. Em 2019, a banda anunciou o seu regresso aos palcos para um concerto no festival NOS Alive. Da Weasel é uma banda que marcou uma geração com as suas músicas irreverentes e contagiantes, e que abriu caminho para muitos outros artistas do hip-hop português.