Home > folclore 

Rancho Típico de Alvorge

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
O Rancho Típico de Alvorge pertence à Secção de Folclore do Centro Social, Cultural e Recreativo de Alvorge e teve a sua fundação em 1984. O rancho é composto por cerca de 50 elementos que têm trabalhado com empenhamento e dedicação.

O Rancho representa, a forma como o povo desta região trajava, cantava e dançava em finais do século XIX, entre outras vivências que ficaram gravadas na memória do tempo. Este grupo tem em seu poder, alguns trajes originais (devidamente preservados) dos quais foram feitas cópias e outros que foram feitos por fotografias antigas que fazem parte do seu arquivo. Assim, estão representados trajes senhoriais, domingueiros e de trabalho que pretendem dar uma panorâmica sobre as mais variadas atividades do quotidiano da vida rural das suas aldeias. Destacando-se os moleiros, a apanha da azeitona e a pastorícia, atividades marcantes nesta região.

Este Rancho tem quatro gravações discográficas, tem participado em alguns programas televisivos, organizado Festivais de Folclore nacionais e ibéricos e vários Colóquios de âmbito regional. O seu objetivo é incentivar as gerações mais novas a aderirem ao folclore. Este grupo, desde 2010, tem uma Escola Infantil de Folclore onde participam dezenas de crianças.

Para complementar a sua atividade ao serviço do Folclore desde 2014, têm um Centro Etnográfico, onde estão preservadas e expostas ao público cerca de 800 peças que fizeram parte da vivência do povo da sua terra durante centenas de anos. O rancho é membro efetivo da Federação do Folclore Português e da Associação Regional de Folclore da Região de Leiria e Alta Estremadura.