Home > folclore 

Rancho Folclórico Poveiro

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
O Rancho Poveiro, também conhecido por Grupo Folclórico Poveiro, foi fundado a 24 de junho de 1936, pelo etnógrafo poveiro António dos Santos Graça. Este rancho representa a região etnográfica do Douro Litoral e o seu objetivo é manter vivas as danças e cantos dos pescadores. O Rancho Poveiro tem dançado por todo o país, do Minho ao Algarve, Espanha, França, Suíça, Brasil e Bélgica.

Os trajes usados pelo grupo são os usados pelos pescadores da Póvoa de Varzim nos finais do século XIX. Os figurinos são predominantemente confeccionados em "branqueta" (tecido de lã branca) nas saias e calças e contam ainda com a famosa camisola de lã branca bordada com motivos marítimos em ponto cruz. As danças mais tradicionais são chulas, viras e danças de roda. A banda é formada por sanfonas, violões, cavaquinhos, bumbo e ferro.

Desde a sua fundação, o Rancho Poveiro está sob a responsabilidade do Município da Póvoa de Varzim e representa um dos principais vetores de promoção do turismo e da cultura popular. O grupo organiza uma festa folclórica - Festipóvoa - de dois em dois anos (integrada nas Festas de S. Pedro no final de junho ou início de julho).