Home > fado 

Dulce Pontes

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Dulce Pontes é uma cantora e compositora portuguesa, considerada uma das mais populares e reconhecidas intérpretes de fado e de world music. Nascida em 8 de abril de 1969, no Montijo, distrito de Setúbal, teve desde cedo contacto com a música, aprendendo a tocar piano no Conservatório de Lisboa e estudando dança contemporânea entre os 7 e os 17 anos de idade. O seu tio Carlos Pontes, fadista e aficionado das touradas, foi uma das suas influências na tradição do fado.

A sua carreira profissional começou em 1988, quando foi selecionada para participar numa comédia musical no Teatro Maria Matos, em Lisboa. Em 1990, atuou no Casino Estoril, num espetáculo de variedades. Em 1991, ganhou o Festival RTP da Canção com a música "Lusitana Paixão" e representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, ficando em 8º lugar entre 22 países. Nesse mesmo ano, participou no Festival OTI, no México, onde ficou em 5º lugar com a canção "Ao Sul da América".

Em 1992, lançou o seu primeiro álbum, "Lusitana", com canções pop que não refletiam ainda todo o seu potencial artístico. Em 1993, editou o seu segundo álbum, "Lágrimas", onde explorou novas sonoridades e influências do fado, da música árabe, balcânica e brasileira. O maior sucesso deste disco foi a "Canção do Mar", um clássico do fado que Dulce Pontes recriou com uma interpretação arrebatadora e que se tornou um dos maiores êxitos da música portuguesa. Esta canção foi usada como tema de abertura de uma telenovela brasileira e como parte da banda sonora do filme americano "As Duas Faces da Lei", com Richard Gere e Edward Norton.

Em 1995, Dulce Pontes gravou o seu terceiro álbum, "Caminhos", onde colaborou com vários compositores e poetas portugueses, como José Afonso, Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa e António Lobo Antunes. Neste disco, Dulce Pontes mostrou a sua versatilidade vocal e musical, cantando em português, espanhol, italiano e inglês. Em 1996, lançou o seu primeiro álbum ao vivo, "Brisa do Coração", gravado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

A partir de então, Dulce Pontes iniciou uma carreira internacional de sucesso, atuando em vários países da Europa, América e Ásia. Colaborou com artistas como Ennio Morricone, Andrea Bocelli, George Dalaras ou Caetano Veloso. Em 1999, editou o álbum "O Primeiro Canto", onde cantou em português, galego e mirandês. Em 2003, lançou o álbum duplo "Focus", com músicas compostas por Ennio Morricone e letras escritas por Dulce Pontes. Em 2006, editou o álbum "O Coração Tem Três Portas", um tributo ao fado tradicional gravado ao vivo na Igreja de Nossa Senhora do Carmo e no Convento da Ordem do Carmo.

Em 2009, Dulce Pontes lançou o álbum "Momentos", uma compilação dos seus melhores temas e algumas inéditas. Em 2012, editou o álbum "Peregrinação", onde cantou em português, espanhol e italiano. Em 2017, lançou o álbum "Best Of", com alguns dos seus maiores sucessos e duas canções novas.

Dulce Pontes é uma artista que se distingue pela sua voz potente e emotiva, capaz de cantar diferentes géneros musicais com autenticidade e sensibilidade.