Home > fado 

Camané

Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
biografia
 
Camané é um dos mais aclamados fadistas portugueses da atualidade. O seu nome verdadeiro é Carlos Manuel Moutinho Paiva dos Santos Duarte e nasceu em Oeiras em 1967. Desde cedo se interessou pelo fado, ouvindo os discos dos pais e cantando nas coletividades e casas de fado de Lisboa. Em 1979, ganhou a Grande Noite do Fado e gravou o seu primeiro álbum, produzido por António Chainho.

Depois de uma pausa na carreira, voltou a dedicar-se ao fado nos anos 90, participando em vários espetáculos de Filipe La Féria e atuando em diversos países. O seu segundo álbum, Uma Noite de Fados, saiu em 1995 e foi muito bem recebido pela crítica e pelo público.

Desde então, Camané tem lançado vários discos de sucesso, como Na Linha da Vida (1998), Esta Coisa da Alma (2000), Pelo Dia Dentro (2001), Como Sempre… Como Dantes (2003), Sempre de Mim (2008), Do Amor e dos Dias (2010), Mais Tarde ou Mais Cedo (2013) e Infinito Presente (2015). Camané tem colaborado com vários artistas de diferentes géneros musicais, como José Mário Branco, Rodrigo Leão, David Fonseca, Xutos & Pontapés e Dead Combo. Também tem participado em filmes, documentários e programas de televisão relacionados com o fado.

Camané é considerado um dos herdeiros da tradição do fado castiço, mas também um renovador que traz novas sonoridades e poesias ao género. A sua voz expressiva e emotiva tem conquistado admiradores em todo o mundo e tem sido distinguida com vários prémios, como o Prémio Amália Rodrigues, o Prémio José Afonso, o Globo de Ouro e o Prémio Autores.